domingo, 18 de novembro de 2012

Saindo da zona de conforto literária


Cresci com livros e música. Desde que aprendi a ler, sempre algum livro me acompanha. Na maioria das vezes alguns livros, porque gosto de ter várias leituras ao mesmo tempo. Mas, até onde lembro, a escolha dos livros que leio é feita pelos autores que já conheço e gosto; pelos autores que são recomendados por amigos e/ou conhecidos e pelas obras que, de alguma forma, me despertam a curiosidade. Em geral, eu fico com os escritores nacionais. Sou fã da literatura brasileira e de muitos escritores contemporâneos. Descobri, então, que se a leitura não preenche os "requisitos" involuntários que tenho ela não acontece. Ou seja, não saio de minha zona de conforto. Eu fico nela. Sem me permitir conhecer.

Não sei quando descobri ou atentei pra isso, mas há algum tempo fui dando conta que existem muitos autores que conheço por nome, não pela leitura e, não fossem as "barreiras" do "não faz meu estilo" eu já os teria lido faz tempo. Por isso também incluí na lista um desejo que conseguisse me retirar desta área conhecida, que me fizesse ler e descobrir literaturas de estilos diferentes. Já li em lugares distintos pessoas adotando como objetivo ler algumas obras dos vencedores do prêmio Nobel de Literatura. Quando iniciei o Projeto 101, encontrei na lista da Letícia este desejo e resolvi aderi-lo e adaptá-lo à minha realidade. O desejo é _ "Ler, ao menos, 1 livro de cada um dos Nobéis de Literatura desde 1984 (ano do meu nascimento)". Encontrar a lista dos vencedores é bem fácil. Além dela, há o site oficial do prêmio, onde podem ser consultados todos os vencedores, suas obras, referências, etc. 

Pensando no número de livros o desafio não fica difícil. Talvez o maior problema seja com os idiomas, mas acredito que existam muitas obras traduzidas, ao menos, para o inglês. Isso já facilita um pouco a minha vida. Rs...

Eu comecei a minha lista pelo vencedor de 2005 _ Harold Pinter. Na verdade, foi o acaso que nos uniu. Eu precisava ler um livro de Harold Pinter e, quando olhei a lista dos ganhadores do Nobel vi que aquele nome era bem presente. Quando peguei o livro novamente, lá o primeiro passo para começar o desejo. Faz um tempo que comecei a ler este livro, mas me motivei a terminar também pela lista, confesso. O livro é pequeno e não exige um inglês muito profundo. É acessível.

The Birthday Party (A festa de aniversário) é uma peça de tatro escrita por Pinter em 1957. Não é uma leitura para fazer quem está acostumado com a literatura brasileira (tão cheia de detalhes, misturas, entrelinhas...) morrer de amores a primeira vista. É preciso entender o estilo de Pinter. Quando a li a primeira vez me convenci que precisava ler de novo para entender melhor. Eu nem quis gostar, eu só queria entender. A segunda leitura me fez caminhar e entrar pela porta que Pinter abre a todos os que entram em contato com ele. É um escritor que deixa perguntas sem resposta sobre seus personagense sobre alguns diálogos, mas não deixa sua história sem final. A peça, simples, é um convite para que o medo seja deixado pra trás. É um desafio para que a coragem consiga espaço na história de quem vive de rotina e mesmice. O livro veio na medida certa para aquilo que havia me proposto. É um livro pequeno, de um autor que possui uma maneira interessante de contar suas histórias (muito influenciado pelo Teatro do Absurdo europeu). Pretendo ler outras obras de Harold Pinter e deixo minha recomendação desta peça.

* Na hora da dúvida um bom dicionário sempre ajuda, né?!?!!? Rs....

Quando Pinter ganhou o Nobel, a citação / justificativa dada pela academia para ele foi "que em suas peças descobre o precipício sob o murmúrio do cotidiano e força a entrada nos quartos escuros da opressão". Parece pesado, eu sei, mas também é libertador e ousado.

Espero que gostem, 
Beijo,
Pâmela Rodrigues

* As fotos são de minha autoria;
** Alguém sabe como tiro estas borda das imagens?????

******

Resumo do Desejo

Desejo nº 2: Ler, ao menos, 1 livro de cada um dos Nobéis de Literatura desde 1984 (ano do meu nascimento);
Início: Comecei a ler este livro antes de fazer minha lista. Não sei ao certo, mas acho que foi em setembro de 2012. Terminei depois de que a lista já estava pronta, em novembro de 2012. Como ler este livro foi uma coincidência com a lista, considerarei como início novembro de 2012;
Classificação: Atividade Contínua;
Status: Em andamento;
Período: Até que a leitura alcance todos os autores do Nobel de Literatura (desde 1984), tendo como limite o tempo do projeto.

Quer saber como o blog começou? Clique AQUI!!!

7 comentários:

  1. Achei lindo esse desejo!! Nem me fale em sair da zona de conforto literária, minha zona de conforto são livros jovens ou femininos.. Tive que ler Crime e Castigo para a faculdade agora e estou até meio traumatizada! São MUITAS PÁGINAS de um livro muito chato! :x hahaha
    Beijinhos!

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Rs... Eu li Crime e Castigo. Eu gostei! Rs....
    Beijos, espero que saia de sua zona de conforto.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo seu blog! Achei legal seu desejo!
    Beijos,
    Carol
    Curta a página do blog no face: http://facebook.com/carolpaivablog

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!!!
    Seguindo!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  5. eu venho tentando sair do conforto literário desde 2010, quando comecei a ler autores do Chile-e-não-parei-mais. seu desejo é lindo! gostei da dica desse livro do Harold, vou procurar.

    ResponderExcluir
  6. Hummm... interessante essa ideia de sair da zona de conforto.
    Tá aí uma ideia a se pensar ;)

    Bejus

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro ler, e sei bem como é sair da zona de conforto literária, mas é uma ousadia necessária e algumas vezes me obrigo a isso em minhas leituras.

    Amei o seu blog, ótimos posts e bem criativos.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo (a).
Espero que goste do blog e que deixe sua opinião.
Deixe seu link, que responderei. Se não tiver, responderei por aqui.
Obrigada!!!