quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como criar um hábito?

Depois que terminei a faculdade comecei a perceber que adquiri, ao longo do curso, uma tendência por atitudes que facilitavam minha vida. Elas, quase todas, são bem simples. Coisas que exigem pouca manutenção, pequena disciplina e acabam, ao longo do tempo, tornando-se um hábito. Entre estas coisas está a organização de espaços que uso constantemente em minha casa _ meu armário, minhas gavetas, as caixinhas de bijouterias, os espaços para os cremes e maquiagem.... Enfim, espaços desorganizados causam profunda irritação. Em geral, porque abrigam muitos objetos pequenos ou médios que, dispostos em um lugar desorganizado, não são encontrados na hora em que se precisa deles nem com reza forte. 

Anos atrás eu costumava enlouquecer por causa disso. Arrumava e tudo ficava lindo. Com o tempo, a bagunça reinava de novo. Eu ficava louca procurando uma escova, o pote de algodão, a pinça (Deus me livre perder um pinça faltando poucas horas pro casamento de uma amiga, novamente! Principalmente quando a sobrancelha precisa de um retoque indispensável). Era horrível! Então, depois do império da bagunça, eu arrumava tudo de novo e este ciclo de bagunça e arrumação durou e me estressou bastante.

Em um belo dia de arrumação eu decidi que colocaria todas as coisas dispostas segundo a minha necessidade. Não apenas os cremes (como eu costumava fazer), mas tudo. Então eu descobri que o armário era pequeno pra isso e precisei organizar o quarto inteiro pra liberar gavetas e arrumar minhas coisas de modo funcional. Feito isso eu conheci a paz (rs)! A organização começou a render e eu passei a não perder as coisas. A única atitude que eu precisava ter era a de manter aquela arrumação através de "ajustes" básicos, ou seja, colocar as coisas sempre no lugar depois de usá-las, não acumular potes vazios de produtos, etc. 

Maaaaasssssss... embora pareça fácil, nem sempre eu consegui manter a postura de preservar a organização que encontrei para minhas coisas. Percebi que isso é mais desafiador que parecia. Então, para deixar de ser um desafio e tornar-se realidade, a preservação da organização dos pequenos espaços também é um desejo em minha lista  _ "manter meu armário organizado por 1 mês e fazer manutenção semanal da organização, durante 6 meses".

Na verdade, no dia 02 de novembro fiz a mantido esta organização. Em todos os armários e gavetas. Nessas quase 2 semanas, tenho feito a manutenção, ou seja, a organização permanece mesmo com o uso constante dos espaços. Já li em muitos lugares que se uma atividade é realizada mais de 21 vezes, de forma consecutiva, ela vira um hábito. Por isso, tracei o período de 6 meses para manter a atividade como rotina semanal, objetivando criar em mim, este hábito. Quando as coisas estão organizadas, as atividades são facilitadas. O tempo rende, porque ele não é perdido com a procura por algo que está em lugar devido e conhecido. Organização é otimização do tempo e também motivação pra muitas outras coisas na vida. Um lugar arrumado e organizado inspira um bom trabalho, um descanso confortável, a preparação de uma boa refeição e até mesmo a criação de ideias. Claro, tudo isso dependendo da disposição e inclinação de cada lugar. 

O hábito já foi listado e posto em prática, com o tempo mostrarei mais sobre a criação/"geração" dele. Gosto de lugares arrumados (quem não gosta???). Este desejo me anima bastante. Seguem algumas fotos** para mostrar como estão dispostos alguns dos objetos que uso muito.

1.  Gavetão dos esmaltes e acessórios para unhas ( o algodão não está perdido, sempre uso para limpar alguns acessórios, então precisa estar perto e separado do algodão para as unhas.);


2. Gavetão de "make up". Uma parte das coisas fica nela. Outras partes no armário e em outra gaveta. Este da foto tem mais itens de maquiagem reunidos. Depois que liberei esta gaveta achei que tudo ficou muito melhor de ser localizado e usado.


3. Prateleira do armário "aproximada". Estes cosméticos uso muuuuuito!!! Por isso ficam bem na frente pra nada atrapalhar e ser fácil colocar no lugar.


4. O restante da prateleira. Aí já aparecem os cremes... hehehehe!!!!


5. As gavetas e caixinha com bijouterias. Na verdade, atrás destas existem outras caixas de bijoux, porque não atrapalha a organização deixar que fiquem dispostas assim.


E então, gostaram????
Beijos,
Pâmela 
** Todas as fotos do post são de minha autoria.
*********

Resumo do Desejo

Desejo nº 27: Manter meu armário organizado por 1 mês e fazer manutenção semanal da organização, por 6 meses;
Início: 02/11/2012;
Categoria: Pessoal (organização, novas práticas e hábitos, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal);
Classificação: Atividade Contínua (objetivando criar e manter um hábito);
Status: Em andamento;
Período: Inicialmente 6 meses, valendo renovar, caso não seja configurado o "hábito".


*********

13 comentários:

  1. Eu só consegui manter meus produtos organizados quando comprei a minha penteadeira, mas o quarto é pequeno e a bagunça de roupas é bem tensa. Acho que a faculdade me deixou pior ainda, eu tento deixar tudo arrumadinho mas quem disse que condigo?? rsrs

    beijokas

    http://meutudoemaisumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minhas coisas são uma bagunça. Falando nisso preciso comprar uma caixa maior para guardar meus esmaltes...

    www.worldccpm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei na gavetona porque os esmaltes não couberam mais na caixa deles. Agora, acho que a gaveta tá começando a ficar pequena... rs! Beijosss

      Excluir
  3. Adorei! Queria conseguir me organizar assim, mas sou mega desorganizada :x
    Beijinhos

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tenho um sério problema de organização, meu marido é quem sofre com isso. Mas ultimamente tenho me esforçado para manter tudo organizado e está dando resultado.
    Adorei a dica de criar um hábito de organização.

    ResponderExcluir
  5. adorei! ano passado eu dei uma limpa no meu quarto, doei roupas, acessórios, joguei produtos fora da validade, é muito compensador ter tudo organizado e limpo. ^^

    :*

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que organizado :) Vixeee, minhas coisas são bagunçadas. Sempre arrumo, mas nunca consigo manter tudo no local certo.
    Já estou seguindo o seu blog ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu sou super hiper ultra perfeccionista em arrumação. Se as minhas coisas não estão no lugar que eu quero, não consigo sossegar e fico inquieta. Por exemplo, guardo quase tudo em caixinhas bem separadinhas, mas acho que também não tá bom assim e às vezes tenho vontade de jogar tudo fora pra me livrar dessa sensação, ahaha. Isso é uma coisa séria, mas às vezes também consigo perder as coisas, mas por outro motivo: eu guardei num lugar tão estrategicamente planejado que não sei mais onde foi. Aí vai lá eu procurar e começar a querer arrumar tudo de novo xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, neste nível eu não cheguei. Vou arrumando e faço a manutenção semanal pra manter as coisas direitinhas e tudo limpo. Rs...

      Excluir
  8. Queria mutio me organizar!
    Tenho de tudo em todo lugar!
    Não que esteja bagunçado... mas etá fora do lugar kkkk

    moncerise.blogspot.com.br


    bjooo

    ResponderExcluir
  9. Nossa,amei!!!!
    Minha estante do quarto sempre ,mantenho organizada. Mas, a briga mesmo é com meu guarda roupa... nao consigo deixa-lo sempre em ordem.
    Amei o post e dicas.


    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que demais ein! Adoro curiar o interior das gavetas alheias (rsrsrs). Pena que estou de mudança e vou ter que armazenar tudo em maletas por falta de espaço...
    Mas nem é o fim do mundo né.


    Beijos querida.
    Passa lá no meu depois: perfeccionismosempressao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Desorganização, infelizmente, ainda é meu segundo nome.
    Ando tentando manter algumas coisas em ordem, mas sem muito sucesso.
    Adorei o gavetão dos esmaltes, hehehe.

    Bejus

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo (a).
Espero que goste do blog e que deixe sua opinião.
Deixe seu link, que responderei. Se não tiver, responderei por aqui.
Obrigada!!!