domingo, 16 de dezembro de 2012

Ter sonhos é fácil! E pra realizar, como faz??? (Parte I)

Oi pessoal, não sabia que isso poderia ocorrer, mas algumas pessoas, além da torcida, das dicas e da força para que eu realize meus desejos, têm me perguntado como me organizo e me planejo pra que os ítens de minha lista sejam desenvolvidos. Por conta disso, resolvi fazer um post contando melhor sobre esta experiência (desde o início) e, de forma simultânea, mostrando dicas pra colaborar com os que quiserem listar e realizar seus desejos. Espero que ajude! Como o post ficou grande, teve que ser dividido. Postarei a próxima parte daqui a alguns dias.


Qualquer pessoa que dê uma olhada na lista de arquivos do blog percebe que ele é novo. Ainda assim, ele foi feito pra que eu pudesse registrar os passos rumo a realização de 101 desejos que listei em um pedaço de papel. Até agora, já falei de alguns deles (poucos, pouquíssimos) e ando vivendo meus dias, desde que fiz a bendita lista, rumo às realizações. O grande ponto da história todo mundo sabe _ não é fácil! Se você pegar agora um pedaço de papel e escrever tudo o que quer pra sua vida certamente encontrará dificuldades, iniciando com a escrita (acreditem, parece simples, mas não é tanto assim). Mas, depois de escrever você pode até rir, pensando que foi ousada (o) demais. Eis o desafio! Você realmente sabe o quer para sua vida? Já parou pra fazer isso alguma vez? Esqueça os desafios da internet, esqueça as listas, os projetos, foque em você.

Alguma vez já pegou uma folha de papel e escreveu tudo o que deseja? Sei que muitas pessoas já fizeram isso, algumas vezes. Outras, poucas. Algumas, nunca. Mas, vou perguntar de novo, já listou TUDO o que você deseja???? TUDO!!!???? Isso mesmo, tudo! Alguém pode dizer que "TUDO" é muita coisa, que a vida muda e se transforma constantemente e blá, blá, blá. OK! A ideia não é fazer uma lista imutável, a ideia é apenas fazer uma lista. Pense em todas as áreas que compõem sua vida e liste quantas coisas desejar pra cada uma delas. Você verá que não é tão "fácil" quanto parece. Enquanto escrevemos já começamos a tentar nos "sabotar". Quando fiz minha lista, durante a escrita pensei alto várias vezes _ "como vou fazer isso?; Que loucura....", entre outras coisas! Mas não parei. Escrevi, escrevi e escrevi. Sabem por que? Porque enquanto você escreve sua lista de sonhos/desejos/metas o "como" não interessa. A lista não é sobre o modo de realização dos seus desejos. É apenas de seus desejos. O "como" é uma parte da história que virá em momentos e de modos diferentes para cada sonho. Sem medo, sem pudor, sem a preocupação ou o vício racional habitual, faça sua lista!

Comece separando 6 categorias diferentes e importantes que fazem parte de sua vida _ Saúde (bem estar, corpo, beleza); Lazer / Cultura (viagens, entretenimentos, leituras...); Organização pessoal (rotina, hábito, desenvolvimento); Relacionamentos (família, amigos, etc); Vida profissional / educacional; Objetivos materiais (objetos, bens, sonhos materiais a serem adquiridos) _ Para cada uma liste os desejos, desafios, sonhos que possui. Escreva e pronto! Não pense! Se você quer, você pode, mas precisa esquecer o medo pra que isso aconteça. Se desejar, estabeleça um número de itens para cada área (para algumas pessoas isto pode ajudar, pois traz a ideia de "equilíbrio"). Depois que escrever tudo, leia sua lista calmamente. Garanto que ela parecerá menos impossível que antes de você começá-la. Se existir alguma coisa escrita de modo pouco claro e pouco objetivo, esmiúce o desejo, 1 item pode virar 2, ou 3. Mude as palavras. Cada desejo precisa ser claro e objetivo. Na terceira vez que ler sua lista (após os ajustes iniciais) ela parecerá ainda mais possível para você. Além disso estabeleça o prazo para ver seus desejos reais (na totalidade). Não estipule prazo maior que 3 anos. Pra não se perder na própria lista, não desmotivar, nem achar que por haver muito tempo seus desejos podem esperar.

Lembre-se: nenhum desejo é bobo ou ruim. Seu desejo é sempre bom e merece ser realizado. Minha lista tem sonhos que demandam tipos diferentes de esforço (pequeno, médio e grande), ainda assim comemoro cada passo de modo igual. Semana passada pensei em parar, meu dia havia sido péssimo e tudo tinha dado errado. Cheguei a minha casa, tomei um banho demorado, achei um filme com um título comum na televisão e assisti. Decidi não pensar no que tinha sido ruim no momento de desgaste emocional, de raiva, de cabeça quente. Apenas no dia seguinte, com as energias recuperadas fui rever o dia anterior e fazer meu balanço pessoal. Era só um dia ruim diante de uma vida inteira. Me abateu, confesso! Mas não me derrubou. Esse deve ser o espírito. Não se permitir derrubar pelos dias ruins, pelo cansaço ou pior, por si mesmo.

O fim do ano se aproxima. Este é um excelente momento para revermos a vida, as atitudes e para fazermos planos. Não tenha medo de sonhar. Separe as áreas de sua vida e faça sua lista. Se veja no espelho, olhe para sua casa, observe sua família, pense em seus relacionamentos, lembre de suas conquistas profissionais e acadêmicas. Assista o filme de sua vida até aqui (ele está em sua mente) e depois escreva (em forma de desejos) como quer que sua história continue a ser escrita. É o primeiro passo a ser dado. Caso, durante a escrita dos desejos, você se emocione, se sinta enfraquecido ou impotente, não se assuste, é normal. Apenas não deixe de escrever, de sonhar e de querer.

(Continua...)

Beijos,


* A foto do post é de minha autoria.

Pâmela Rodrigues

39 comentários:

  1. Muito bom... sao tantas coisas!
    Bjs

    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do que está escrito, e pensei bem no que você disse. As vezes eu acho que preciso me arriscar mais pra conseguir tudo o que quero. As vezes umas loucuras não mata, mas fortalece! Você me deixou tentada a fazer essa lista.. Sério! Acho que amanhã vou começar a escrever *-* HAUAHHUAHU.

    Beeijos linda,

    Maris
    http://maristelabispo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que lindo e inteligente esse texto, Pâmela! Gostei bastante dessa lista de desejos e fiquei pensando seriamente em fazer uma! haha Mas eu gostei bastante, mesmo, da ideia e estou ansiosa pro segundo post dessa tema!
    Obrigada pela visita lá no meu novo blog! Amei e já respondi o seu comentário!❤
    Love,
    Ingrid!❤

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Bem bacana!
    Beijinhos ;*
    Tenha uma ótima semana!
    fashionbleword.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que post excelente! motivador!
    Gostei do blog! Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Já favoritei esse post! Eu sabia a importância de fazer planos e até de escrever, mas nunca fiz isso, e muito menos da maneira organizada como sugere. Eu gostei e vou fazer isso.
    Um ótimo início de semana.
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do post e vim agradecer a visita!!

    beijos e uma óptima semana

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post flor!
    Eu sempre estou cheia de ideias e planos em minha mente, mas é mesmo difícil cumpri-los à risca.´O engraçado é que quando menos espero já realizei um ou dois desejos sem prestar a atenção.

    Obrigada pela visitinha no meu blog!
    Estou te seguindo
    Mil beijinhos!

    http://tumbacerrada-azamba.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. é só acreditar que tudo se realiza....

    HOJE MEU BLOG COMPLETA UM MÊS!
    @esteffanifontes, segue? Beijos,
    Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    é um imenso prazer seguir o seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi Pâmela
    eu conheci o projeto no ano passado e me encantei imediatamente com ele. Daí comecei a visitar páginas de blogueiras que já faziam o 101 coisas em 1000 dias e fiquei empolgada pra fazer.
    Mas quando comecei a listar, esfriei e acabei desistindo.
    :(
    Espero que vc se mantenha firme e continue seu projeto. Prometo vir conferir.

    Um bjão.

    ResponderExcluir
  11. Organização é td né flor, sem ela nada vai para frente.
    www.thaimarques.com

    ResponderExcluir
  12. nossa, ótimas dicas e realmente com organização e planejamento tudo é possivel ;)

    beijos ótima semana

    feehfeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Vou fazer isto.Orbigada pela dica, estava precisando.
    Seguindo aqui.Visita meu blog?
    http://royal--princess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo post. Estou seguindo o blog, retribui o follow e a visita ? http://cliquedemoda.blogspot.com.br/ Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  15. Heey, ameeeeii o texto, muito lindo!!!
    Bisous.
    http://pequenomuffin.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiii,
    Primeiramente amei o post.Eu sempre tenho o costume de fazer uma listinha (geralmente no fim do ano)contendo tudo o que eu desejo realizar no próximo ano.E com as suas dicas vou poder aprimorar ainda mais a minha lista!

    Esperando ansiosa pela 2ºParte!

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Sonhar, listar e realizar! Eis a questão que depende muito de boas escolhas e disposição!

    Gostei, Pâmela, do post! Boas Dicas!...

    Um abração

    ResponderExcluir
  18. Que texto lindo... O maior inimigo dos nossos sonhos é o medo. Temos que aprender a enfrentá-lo. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ah eu tenho muitos sonhos,mas realizar é realmente super difícil
    Já curti sua pagina
    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Você é ótima, li todinha, quero ver a parte II :)
    Ótima semana para você ;*

    http://simples-e-agradavel-bloog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Realizar todos os sonhos é mesmo difícil, né?
    Beeijos! ^^

    ResponderExcluir
  22. Ótimas dicas Flor. Realmente as vezes achamos que o queremos é bobo e tals, mas vale a pena sim traçar um objetivo e tentar alcança-los sempre fazendo o bem.
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Desejos e mais desejos. É nossa maior ambição realiza-los.
    Assim como visitou meu blog, retribui e adorei o seu!
    Parabéns!!!! Ótimos conteúdos...
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Oi Flor,
    Precisamos lutar e ter fé para tornar todos
    os sonhos realidade.
    Adorei!

    Um Beijos Grande e uma Linda Semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  25. Colocar todos os sonhos no papel é uma ótima dica para 2013! Ainda mais dividindo por categorias, muito legal!

    ResponderExcluir
  26. Olá, muito obrigada pela sua visita e por ter gostado do meu blog. O seu tbm é muito interessante!
    Beijos!
    http://iasminsilva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Pâmela, com certeza aproveitarei este final de ano para fazer minha lista de desejos... É um momento muito oportuno.

    Beijos

    www.flordemeninaacessorio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Escrevi minha lista e por incrível que pareça não achei que é tão difícil de realizar, sempre fui otimista e mesmo que encontre algum obstáculo, geralmente vejo um lado positivo nele.
    Meus desejos não são muitos, na realidade não posso chamar a "lista" de lista.
    Sei que dois dos meus desejos são mais difíceis de realizar (principalmente o primeiro), mas sei muito bem por onde começar...
    beijos

    modaetutorial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Es muy bonito soñar y luchas por ellos
    Saludos
    Angelica

    ResponderExcluir
  30. Lovely post <3
    http://namelessfashionblog.blogspot.it/
    http://www.facebook.com/NamelessFashionBlog

    ResponderExcluir
  31. Aah que lindo! Gostei já quero fazer uma lista pra mim.
    Boa tarde! Tenha uma ótima semana!
    Beijo grande!

    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Vim agradecer a visita em meu blog... e dizer que vou curtir sua fanpage no facebook... sobre a lista, confesso que sempre faço, mas nunca listei T-U-D-O... rs No entanto, do que eu já listei até hoje, realizei a maioria e os que não realizei "no prazo determinado", realizei depois e alguns ainda quero realizar, outros, porém, já não fazem mais sentido, mas a vida é assim, sempre muda e o fato de algo parecer mutável, difícil ou absurdo não deve nos amedrontar... adorei seu post... beijos e excelente semana.

    ResponderExcluir
  33. Nossa, esse post caiu como uma luva! Estava precisando mesmo!! Estou louca pela continuação!
    Beijinhos :3

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Adorei conhecer seu blog
    Já seguindo
    Adorei seu texto, realmente é assim!
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. adoreei seu blog ! *-*
    Seguindo!
    http://wardrobeofgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá retribuindo a visita! Que post bacana adorei as dicas! beijocas!

    ResponderExcluir
  37. Muito legal o texto e caiu em um ótimo momento!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  38. E como a gente muda.
    Minha lista foi escrita em maio desse ano e está sendo revisada. Mais alguns itens foram realizados e outros já estão sendo substituídos por considerá-los dispensáveis. Mudei meu foco consequentemente alguns desejos também.
    E acompanhar outras pessoas realizando seus desejos ajuda bastante a não perder o pique ;)

    Bejus

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo (a).
Espero que goste do blog e que deixe sua opinião.
Deixe seu link, que responderei. Se não tiver, responderei por aqui.
Obrigada!!!