quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CAIM

Um autor não lido, mesmo que bem ouvido e visto, ainda é desconhecido. Ao menos para mim... Ouço sobre José Saramago faz muito tempo, fui ao cinema ver a adaptação de "Ensaio sobre a cegueira" e, embora confesse ter ficado animada com o "resumo da ópera", não curti tanto a produção. No entanto, Saramago é um autor com muitas obras, além de ter ganho o Prêmio Camões em 1995 e o Nobel de literatura. Polêmico na escrita e, para alguns, também em fases da vida, ele faz parte de meu desejo listado (já falado aqui) em sair da zona de conforto literária. Como ele é um "Nobel", compõe meu pequeno desafio de ler, ao menos 1 livro, de cada um dos agraciados com o prêmio desde o ano de meu nascimento (1984). Saramago ganhou em 1998. Sua citação, feita pela organização do prêmio, diz _ "que, com parábolas sustentadas por imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia (indefinível, ilusória)". Falecido em junho de 2010, aos 87 anos, deixou registrado, em suas obras, muita ousadia e coragem, com admiradores ou não.

Gosto desta foto onde ele parece estar "explicando" alguma coisa. (**).


Dificílimo acto é o de escrever, responsabilidade das maiores.(…) Basta pensar no extenuante trabalho que será dispor por ordem temporal os acontecimentos, primeiro este, depois aquele, ou, se tal mais convém às necessidades do efeito, o sucesso de hoje posto antes do episódio de ontem, e outras não menos arriscadas acrobacias(…)
Saramago, A Jangada de Pedra, 1986


Ao escolher, entre as obras, alguma para estreiar Saramago acabei me perdendo na leitura sobre a vida dele. Um artista ativo, envolvido em searas diversas, com a "língua solta" e pensamento livre e destemido. Não posso dizer que concordo com tudo que tenho lido sobre a "expressão" dele, mas respeito a firmeza de posicionamento. Além disso, falando apenas do Saramago escritor (considerando possível separar as coisas, claro!) acredito que tenha feito uma boa escolha para as primeiras leituras. Adquiri "Caim" e "O Evangelho segundo Jesus Cristo". Sim, o escritor (como muitos sabem) tinha divergências religiosas diversas e registrou muitas com seu poder de escrita. Não quero e não vou polemizar a temática, mesmo porque não é este o foco e nem o objetivo. Sou tão consciente e certa de minha fé em Deus e de minha opção religiosa que consigo discernir estas, das obras que já li a respeito e destas que citei. Por isso, falemos de "Caim" porque deixarei o outro livro para posts futuros.

CAIM
José Saramago
Companhia das Letras, 2009.
172 páginas

A escrita de Saramago, para mim, foi infalível. É diferente, envolvente, o uso da pontuação pouco comum, o vocabulário traz algumas novidades e eu devorei o livro em pequenos e rápidos goles. Não sei como pode ser possível que algumas pessoas leiam "Caim" e só consigam dizer coisas como _ "livro polêmico" _. Polêmico é para alguns e ainda assim não é o resumo do livro. Ele escolheu Caim como seu protagonista e fez com que ele percorresse passagens do antigo testamento da Bíblia (não é spoiler). O "criador" e a "criatura" travam diálogos, percorrem caminhos diversos e fazem parte das histórias de outros "personagens" bíblicos. Ele conjuga as histórias compondo uma narrativa literária irônica, questionadora e forte, pois uma espécie de batalha é iniciada entre o terreno e o "senhor". Não sei se agrada a maioria, mas certamente difícil é não ler.

Estava claro, o senhor desdenhava de caim. Foi então que o verdadeiro carácter de abel veio ao de cima. Em lugar de se compadecer do desgosto do irmão eo consolá-lo, escarneceu dele, e, como se isto ainda fosse pouco, desatou a enaltecer a sua própria pessoa, proclamando-se, perante o atónito e desconcertado caim, como um favorito do senhor, como um eleito de deus.

              Saramago, Caim, 2009



O livro é pequeno, rápido e de temática bem conhecida de muitos de nós. Além disso a leitura é instigante e por isso seja fácil de ler, mesmo tendo a escrita diferente. Recomendo! Eu não chamaria de leitura do tipo muda-a-sua-vida-para-melhor-ou-pior, mas dá uma sacudida nos padrões. Dá um "empurrãozinho" na rotina. Faz a gente pensar em temas que vão além das páginas. Então me digam: como não amar um artista que vive de sua arte sem medo de acertar e agradar? Você pode não gostar da arte dele, pode não comprar, pode falar mal, mas não pode negar ser admirável sua coragem. Ao ler "Caim" o que vi foi algo muito além da rotineira "polêmica". Vi a coragem e o destemor de alguém que optou ser verdadeiro e autêntico.

Rápidas:

1. (**)Imagem retirada de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:JSJoseSaramago.jpg. As demais são de minha autoria;
2. O post não é uma resenha do livro.
3. Comprei os livros na Estante Virtual, um lugar onde você encontra livros seminovos e usados em ótima condição. Eles chegarão muuuito rápido, foram muuuuuuito baratos e vieram exatamente no estado descrito pelos vendedores. ADOREI!!!

*************

Resumo do Desejo:

Desejo nº 2: Ler, ao menos, 1 livro de cada um dos Nobeis de Literatura desde o ano do meu nascimento (1984);
Início: Novembro / 2012;
Classificação: Atividade Contínua;
Status: Em andamento;
Período: Até que alcance todos os autores (desde 1984), tendo como limite o tempo do projeto.
Quem já foi lido? Harold Pinter;

E vocês, já leram Saramago? Gostam dele? Espero que tenham curtido! Já conhecem a página do blog no facebook? AQUI!!!!
Ainda podem ser enviadas as fotos para a Galeria do Leitor!

Beijos,

Pâmela Rodrigues

58 comentários:

  1. Flor!!!! Nao conhecia este autor.
    Mas valeu a dica.... Bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li um livro dele. As vezes escolho o livro pelo nome e não pelo escritor, preciso mudar isso. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi quelida sou péssima leitora sei que minha filha adora Saramago.
    * fazer unhas é uma terapia para mim
    Passando para desejar
    BOA quinta feira! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Oooi!
    Eu li "Ensaio sobre a cegueira" e achei bem impactante. Um tempo depois assisti o filme. Gostei muuuuito mais do livro do que do filme, sem dúvidas. Tem essa coisa toda de no cinema não ser representado tudo que há no livro, né?

    Bejus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pois é... o filme foi fraco, não sei...
      Mas eu ainda ovu ler o livro pra saber!
      Beijosssssssssss

      Excluir
  5. Eu ainda não lí nenhuma obra dele. Somente trechos.Ele é polêmico. Eu assisti um documentário sobre os ultimos dias dele e achei ele de uma força tremenda. A esposa dele também teve um papel fundamental na sua carreira. Sem dúvida são sugestões ótimas devido a sua personalidade marcante.
    Beijos e obrigado pela visita!
    sweetbulunga.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saramago tinha personalidade marcante mesmo, você definiu muito bem, beijos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  6. Olá!Boa noite!
    Pâmela
    primeiro a coincidência...meu irmão tem uma banca virtual, na Estante Virtual, Mr.Haikai.
    Sobre Caim...a vertente polêmica de Saramago veio á tona. Saramago afirmou na época que na Bíblia há "crueldade, há incestos, há violência de todo o tipo, há carnificinas.(não é spoiler). Li, também!
    Bela sexta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de Caim a polêmica apareceu no "Evangelho segundo Jesus Cristo" e em tantas outras obras. Bom saber que seu irmão tem uma loja na Estante, eu vou sempre dar uma passada neste site antes de comprar livros, em especial de autores não nacionais. Adorei os serviços das lojas que comprei.

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Ainda não li nenhum livro dele!
    Bjooo *_*

    ResponderExcluir
  8. Ah, realmente são muito boas!
    reparei na sua unha, já pintei assim, igualzinho ahuahuaha'
    adorei o poost !

    Tem tutorial de make, vem conferir ? *-*
    http://arixmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Um.. o livro parece ser bom,gostei da resenha
    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que meu comentário não foi kkkkk'
    Mais eu adorei seu post, reparei nas suas unhas, já pintei igualzinho haha'
    e os produtos da Marchetti são ótimos mesmo! rs

    Tem tutorial de make, vem conferir?
    http://arixmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais dessa sua meta. Nunca tinha pensado em ler os livros daqueles que ganharam o Nobel. Se eu fosse ler também desde o ano do meu nascimento, teria 6 a menos. rs!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é uma ótima oportunidade para ler autores que não conhecemos. Tenho gostado desta experiência. Beijossss

      Excluir
  12. Esse é um dos poucos livros dele que ainda não li :D preciso de um tempinho sobrando e aí já tenho uma listinhaa :DD

    E a estante virtual é ótima né :D Conhece a Alibris? Compro muita coisa por lá também ;)

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá. Deixei um meme no meu blog sobre capas de livros, se gostar poderá responder, mas se não quiser não tem problema, ok. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Pois é, nunca tinha pensando nisso, gostaria de fazer uma lista, mas nossa não consigo completá-la de objetivos

    ResponderExcluir
  15. Oi! Eu li "Ensaio sobre a Cegueira" e realmente achei que o Saramago era um revolucionário. Li também "De todos os nomes". Este exige mais paciência, mas é realmente brilhante. É um livro muito "psicológico", se é que me entendem. Para quem gosta de ação, de rapidez, de mudanças rápidas de cenários e de "humores" é meio "parado", mas eu adorei. Outro livro que li dele (e indico) foi "O Conto da Ilha Desconhecida". Brilhante!

    ResponderExcluir
  16. Saramago é denso.
    Li alguns livros dele na faculdade, mas não li Caim.
    Gostei da dica
    Beijos
    Rizia- Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ainda ñ li fiquei super curiosa agora.
    www.thaimarques.com

    ResponderExcluir
  18. Nunca li e nem conhecia o autor, mas gosto de escritores que causam polêmica e esse parece bem legal.
    Também já comprei vááários livros na estante virtual, chega bem rápido mesmo e é super barato e o melhor é que todo mundo acha que sendo de sebo pode ser velho, mas não os meus sempre vieram inteirinhos...
    Beijos

    modaetutorial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá! Só vi o filme Ensaio sobre a Cegueira não cheguei a ler o livro.

    big beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  20. Nossa, pelo que li seu post, o livro parece ser muito bom. Me passa os site que você comprar os livros? Estou interessada.
    BOM FINAL DE SEMANA ♥

    http://simples-e-agradavel-bloog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gostei da sua meta!
    Ultimamente estou lendo mais livros que me indicam mesmo, quando alguém fala que é bom fico logo interessada.
    Bjos
    www.deliriofashionista.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Pâmela, então vc tem a idade de uma das minhas filhas...
    Gosto de Saramago, li O Ensaio Sobre A Cegueira e O Ensaio Sobre A Lucidez! Gostei da sua sugestão...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha e adorei o seu blogue!
    Ficaria feliz se visitasse o meu!

    ResponderExcluir
  24. Que bacana a dica... nao li nenhum livro dele ate agora mas gostei do modo dele de escrever :) beijos!

    ResponderExcluir
  25. Ótima sugestão, pelo o que entendi, este livro é de caráter religioso, estou certa? Desconhecia o autor, espero ler algum de seus livros.
    Beijos
    http://clandestina-a-bordo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. saramago é brilhante, mto inteligente essa frase dele, mto verdade da da mto trabalho fazer um livro por isso enrolo tanto pra começar o meu, tsrsrsrs
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia Saramago, Pam,
    Mas gostei de suas observações! Você foi ao cinema quando? Não conhecia, também, a estante virtual, valeu pela dica. De repente esse livro entre na lista dos que desejo ter para ler.
    Ps.: Adorei suas unhas... acho que da próxima vez que pintar, será parecida. Você usou preto ou marrom?
    beijos e tenha uma linda sexta-feira.

    ResponderExcluir
  28. Já li Saramago, mas esse livro não... Não tenho o que falar sobre ele, é um dos meus autores favoritos. Adoro a maneira como ele escreve.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  29. A estória parece interessante, conheço alguém que ia gostar muito do livro

    http://carlosmylifemyday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Thanks so much for the suggestion... I'm always looking for new books to read!
    http://namelessfashionblog.blogspot.it/
    http://www.facebook.com/NamelessFashionBlog

    ResponderExcluir
  31. Olá, boa tarde ^^
    Tenho muita vontade de ler os livros do Saramago, especialmente "Ensaio sobre a cegueira" ^^'
    Achei a temática desse livro interessante; vou procurar ler ele futuramente.
    Parabéns pela resenha. E obrigada pela dica de leitura.
    Ps.: Eu amo comprar livros pelo Estante Virtual; que bom que seu livro veio como o prometido ^^
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Adorei a dica amore
    não li nenhum livro dele ainda :x
    Muito obrigada por visitar o meu cantinho =)
    Acabei de fazer um post sobre bags 3D...vc usaria????
    Passa la e da uma olhadinha...um super beijo e ótimo final de semana!!!
    Tata

    Blog: Thaizze Utida

    Meu Facebook

    ResponderExcluir
  33. É verdade isso.
    Eu mesma já ouvi falar bastante dele, mas ainda não li nenhum de seus livros!

    http://4demarco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Adorei a dica... Saramago é muito famoso!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  35. Nunca li nada do Saramago, mas morro de vontade de conferir Ensaio Sobre a Cegueira. Vi um documentário onde ele participa, que trata a respeito da mesma temática, muito genial. Conheço seu trabalho superficialmente, por isso sempre é bom saber mais. Adorei a postagem!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Nunca li nenhum livro,mas sempre soube como é sua escrita,durante o ensino médio ouvi falar muito sobre ele.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Eu adoro Saramago.
    Não tive oportunidade de ler muitas obras deles, mas as poucas que li me fascinaram.
    Esse será a próxima leitura ;)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Não conhecia esse livro. E ainda não li nenhum livro desse autor.
    Bem legal esse post.
    Bom fim de semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Adorei a dica, Saramago foi e continua sendo um dos melhores escritores que eu já li!
    Beijos.

    Esfriou o Café!
    Facebook!

    ResponderExcluir
  40. Acho que tenho o mesmo sentimento. Sempre ouço falar mas, nunca corri atrás!
    Muito bacana essa de ler os vencedores do nobel! ~.~
    Kiss

    ResponderExcluir
  41. Achei super bacana a ideia. Ainda não conhecia.

    http://cindereladementira.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/CinderelaDeMentira

    ResponderExcluir
  42. Já ouvi falar desse autor, parece uma pessoa extraordinária.
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Nunca li Saramago, mas morro de vontade :)
    bjs
    naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Olá!

    Vim retribuir sua visita ao meu blog...
    Saramago.. o que dizer dele? É um nobel, mas acho muito cansativo o modo como ele escreve. Comecei a ler "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e não consegui terminar. Me deu a impressão de vê-lo falando sem respirar... mas o modo como conduz a história é muito interessante e diferente. Eu digo que até ousado. Talvez eu não tenha entendido muito bem.. não sei. Não desisti ainda do livro, mas por enquanto, não!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara, obrigada por retribuir a visita.
      Saramago realmente não é "unânime" como alguns escritores são. Alguns amigos meus também consideram a escrita dele cansativa / "pesada". Mas, não desista do livro. Eu li o "Evangelho ..." e gostei bastante.
      Beijossss

      Excluir
  45. Olá! Saramago é um dos melhores escritores que o mundo já viu. Escrevia com tanto amor e com tanto impacto. Fiquei profundamente triste quando ele faleceu!

    Beijos,
    Gabi - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos grandes mesmo. E disperta opiniões diversas. Eu gostei de primeira. Tô querendo comprar 3 livros dele que estou curiosa para ler.
      Beijos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  46. Muito bom esse desafio que você se impôs de ler ao menos um livro dos ganhadores do Nobel! Confesso que nunca li Saramago, mas gostei muito de saber um pouco mais sobre ele e sobre o livro que você escolheu!

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kika, gostei muito dele. Tem um tom impagável na escrita.
      Beijos

      Excluir
  47. Não acho Saramago 'desconhecido'.
    Pelo contrário!
    Ele foi um dos mais renomados autores da atualidade, e sua morte despertou matérias em diversos veículos comunicativos em dezenas de países!
    Conheça as obras dele. Você vai amar!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, Vinícius. Mas, acredito que não tenha entendido o que eu escrevi. Não disse que Saramago era um autor desconhecido, jamais falaria isso. Ele é MUITO CONHECIDO. Disse que, PARA MIM, um autor que eu NÃO LI AINDA é um autor que EU não conheço, ou seja, é desconhecido para mim. Para mim, ele ainda não era "lido".

      Sobre o alcance, sucesso e repercussão dele não há dúvida. Inclusive o post TAMBÉM fala sobre isso, ressaltando alguns dos prêmios que ele ganhou, como o Nobel de Literatura, motivo para ele ser um dos autores selecionados para eu ler.

      Certamente conhecerei outras obras dele, as 2 que citei foram só o começo da leitura de um autor, que após ler e CONHECER, eu me apaixonei. Saramago ganhou meu coração!
      Beijos e obrigada pela visita,
      Pâmela Rodrigues

      Excluir

Olá, seja bem vindo (a).
Espero que goste do blog e que deixe sua opinião.
Deixe seu link, que responderei. Se não tiver, responderei por aqui.
Obrigada!!!